05/04/09

“30 Anos de Fotografia” na Caixa Cultural

Galeria da Caixa apresenta mostra com grandes nomes da fotografia brasileira
A partir do dia 7 de abril, terça-feira, o público curitibano terá contato com trabalhos de grandes nomes da fotografia brasileira como Mario Cravo Neto, Thomaz Farkas e Cristiano Mascaro, entre outros. A exposição “30 Anos de Fotografia”, que a Galeria da Caixa apresenta, reúne 40 imagens do acervo pessoal da curadora e pesquisadora Rosely Nakagawa. Na abertura da mostra a curadora e a jornalista e crítica de fotografia Simonetta Persichetti estarão presentes proferindo palestra no Teatro da Caixa com o tema “Fotografia e Mercado”. A entrada da mesma será franqueada ao público mediante retirada de convite antecipado (a partir das 12 horas do dia 07/04).

A exposição apresenta fotografias que Rosely foi reunindo durante os 30 anos de sua trajetória profissional, desde a primeira, que foi presente de Mario Cravo Neto - uma foto em PB -, até reunir um portfólio com 200 imagens, das quais selecionou 40, onde o destaque fica para o momento criador e o processo de elaboração de renomados fotógrafos brasileiros.
Entre eles, encontram-se Mario Cravo Neto, Thomaz Farkas, Cristiano Mascaro, Carlos Moreira, Luiz Braga, Lucia Guanaes. São profissionais que passaram pelos olhos de Rosely e juntos escolheram, selecionaram, dividiram, compartilharam o fazer imagético.

“Talvez, mais do que uma coleção, o que Rosely nos mostra seja uma coletânea, onde ficam evidentes os interesses e os gêneros de época. Um índice que nos permite ver, mesmo que não de forma cronológica e, muito menos didática, a transformação da estética fotográfica, um passeio pelos mais variados estilos. E mostra um panorama da história da fotografia brasileira, muito mais ligado à afeição, ao emocional do que a um discurso intelectualizado”, declara Simonetta Persichetti.

Rosely é formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, com extensão em Museologia. Seu trabalho como curadora teve início na Galeria Fotóptica, no final da década de 70. “Acompanhar a produção e a realização do trabalho fotográfico, conviver com fotógrafos e acompanhá-los nas saídas fotográficas era, realmente, o que mais me motivava naquele trabalho”, destaca ela.

Na galeria, Rosely conheceu fotógrafos contemporâneos de Thomaz Farkas como José Medeiros, Pierre Verger e Chico Albuquerque. Além dos que despontavam no cenário da fotografia nacional e internacional, como Sebastião Salgado e Alécio de Andrade.

Em 1986, começou a trabalhar de forma independente como coordenadora de mostras em museus e outras galerias. A partir daí não parou mais, foi curadora de diversos espaços culturais, a exemplo da Casa da Fotografia Fuji e do Espaço Senac Escola de Comunicação e Artes. Organizou dezenas de exposições de fotógrafos conceituados, assinou a edição e coordenações de diversos livros de imagens e participou de congressos no Brasil inteiro e no exterior. Hoje, coordena as mostras das galerias Fnac Brasil, com a proposta de mostrar a produção brasileira na sua diversidade e complexidade, nas oito galerias no Brasil .

Serviço:Exposição: “30 Anos de Fotografia”Local: Galeria da CaixaData: Abertura 07/04/2009, 19h30. A exposição permanecerá aberta até o dia 03/05/2009Horários de visitação: De terça a sábado das 10 às 21h. Domingos das 10 às 19hEndereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280 - Edifício Sede IIClassificação etária: LivreInformações: 2118-5114 / 2118-5410Ingresso: Entrada franca para a exposição. Para a palestra será necessário retirar convite (gratuito) na bilheteria do Teatro a partir das 12 horas do dia 07/04/09

Sem comentários:

Enviar um comentário